Desporto

Atletismo, Cicloturismo;

Pesca Desportiva, Escola de Atletismo;

Paintball, Snooker, Chinquilho, Dominó

 prova-de-atletismo-23112008-0611

Corrida Luzia Dias tem como objectivos:

 

Permitir através da prática desportiva oportunidades de convívio, amizade, confraternização e solidariedade;

 

Defender os valores do desporto quer como fenómeno de integração, quaisquer que sejam as origens sociais contribuindo desta forma para a melhoria das suas condições de vida;

 foto-11

1 ª Corrida Luzia Dias – 18 de Novembro 2007

A Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar organizou pela primeira vez no dia 18 de Novembro de 2007, a 1ª Prova de Atletismo denominada “Luzia Dias”, promovendo e colocando desta forma a Freguesia do Lumiar no calendário desportivo da cidade de Lisboa.

Fernando Mamede antiga glória do atletismo nacional, deu o tiro de partida às 10H00 aos mais de 300 atletas, masculinos e femininos, concentrados junto ao edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, para um percurso de 10 quilómetros pelas ruas do Alto do Lumiar, Quinta do Lambert, Telheiras, Alameda das Linhas de Torres e com a meta na Rua Maria Carlota no Bairro da Cruz Vermelha.

 

foto-2

Foi a festa do atletismo nas ruas do Lumiar.

Os atletas Hélio Fumo do SLB e Rita Simões do SCP foram os vencedores do geral masculino e feminino. Por equipas foi vencedor o Grupo Desportivo Igreja Nova.

A colectividade com mais participantes inscritos (20 atletas) tendo todo terminado a prova foi a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar.

O participante com maior idade foi Raul Henriques, com 72 anos.

A Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha demonstrou a sua capacidade organizativa e de mobilização.

 prova-de-atletismo-23112008-026

2 º Corrida Luzia Dias – 23 de Novembro de 2008

 

Se existe palavra sobre a 2ª Prova Luzia Dias essa Palavra é Sucesso.
O segredo do sucesso desta prova, passa igualmente pela envolvência deste povo maravilhoso, podíamos ter os patrocínios, mas sem eles ao nosso lado não havia sucesso e ele está á vista!

As palavras de agradecimento foram para os muitos voluntários, que uma vez mais conseguiu trazer as ruas da Freguesia do Lumiar a Festa Desportiva, não podemos aqui esquecer e agradecer o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar e da Gebalis, E.M (gestão de bairros de Lisboa) na realização da prova.

Estiveram em prova 640 participantes na prova dos 10 km e mais 30 jovens na prova de 2 km.

Eram 10:00 do dia 23 de Novembro de 2008 estava uma manhã com um sol maravilhoso quando todos já estavam preparados e entusiasmados para defender as sua bandeiras, quando os 670 atletas numa só voz cantam os parabéns a Você a Armando Aldagelaga com o Dorsal nº 2 que nesse dia fazia 71 anos, atleta do Sporting desde 1956, foi lindo de ouvir.

Armando Rodrigues Aldegalega nasceu em Setúbal a 23 de Novembro de 1937.
Atleta que se distinguiu pela sua longevidade, começou em 1956, com 18 anos, e durante 50 anos correu sempre com a camisola do Sporting, terminando nas provas de veteranos.

Foi dez vezes campeão nacional da maratona, com 18 anos de intervalo entre a primeira (1962) e a última (1980). Foi também Campeão Nacional nos 10.000m (5 vezes), 5.000m (2 vezes) e 3.000 obstáculos (1 vez).

 

No Corta-mato foi 7 vezes Campeão Nacional por equipas.

Na maratona, foi campeão ibero-americano em 1962 e esteve no Campeonato da Europa de Helsínquia, em 1971, sendo 15º com aquele que ficou como seu recorde pessoal: 2.20.01, 2

Esteve ainda nos Jogos Olímpicos de 1964, em Tóquio, e de 1972, em Munique.

prova-de-atletismo-23112008-090
No final da prova Luzia Dias nossa Moradora e sócia da Associação de Moradores e Atleta do Sporting entregou uma lembrança.

Estamos certos que dignificamos uma vez mais a Freguesia do Lumiar pelo magnífico
trabalho realizado
  

Cicloturismo

passeio Cicloturismo AMBCVL

passeio Cicloturismo AMBCVL

 Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta, é uma maneira muito saudável, económica e ecológica de se fazer turismo.

A bicicleta causa uma ligação quase mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é muito calorosa, outro factor importante é quebrar barreiras e trazer novas pessoas para dentro do bairro, através do Cicloturismo a Associação de Moradores liga o bairro a cidade e ao país já tevemos a honra de receber uma equipa da região de Alentejo, cidade Beja.

A Associação de Moradores iniciou o cicloturismo em 2005, realizou o seu primeiro passeio em Maio de 2005, desde então já realizou quatro passeios o ultimo em  25 de Maio de 2008, contou com a presença de 281 participantes num percurso de 52 km pela cidade de Lisboa, no final os participantes tem a sua espera um churrasco.

 

Pesca Desportiva

foto: Joao Carlos

 Pesca desportiva é feito por homens e mulheres, de todas as idades, existe a partilha de uma grande paixão que é a pesca, falar de Pesca Desportiva é também falar de amizade, convívio, entreajuda, solidariedade.

A Associação de Moradores, já realizou dois concursos de pesca desportiva 2007 e 2008 e tem em agenda para Junho de 2009 o seu terceiro, o seu 1º Concurso realizou-se 8 de Julho de 2007 nas margens do rio Tejo, zona de Belém, junto ao Museu de electricidade toda a margem em direcção aponte 25 de Abril das 9horas as 13:00 e contou com a presença de 125 participantes registou um total de pescado de 439.582 g.

 

 Em 1º lugar José Bernardino do Corvina pescou em 4horas 29.160 g

 

1º Equipa Corvina equipa A 54 460 g,

2º Equipa Ind. Miratejo equipa. A. 40 700 g

3º Equipa Musgueira equipa A 30 520 g,

4º Equipa Corvina equipa B. 23 360 g e em

5º Equipa Pobrezinhos equipa B21 920 g

Vitor Mões

Vitor Mões

 

 

Ao falar da Pesca Desportiva é falar do Sr. Vítor Mões grande Homem impulsionador do núcleo de Pesca Desportiva da Associação de Moradores do BCV Lumiar 

 

Escola de Atletismo

foto :João Carlos

foto :João Carlos

Atletismo será das modalidades desportivas mais antigas em termos de organização competitiva. Nos Jogos Olímpicos que se iniciaram na Grécia Antiga no ano de 776 a. C., encontramos como principal evento o “Pentatlo”, que compreendia o “Lançamento do Disco”, o “Salto em Comprimento” e “Luta Livre”. A própria palavra “Atletismo” tem derivação de raiz grega, “ATHI” que designa, competição
Os Jogos Olímpicos ajudaram a popularizar o Atletismo, universalizando-o cada vez mais. A retribuição é dada no imediato, na medida em que o Atletismo é considerado a modalidade rainha dos Jogos Olímpicos, valorizando-os, traduzindo-se esta relação numa frase que circula no meio olímpico: – “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo, mas nunca sem ele”.

 foto: João Carlostreino na Pista M.P.

 

A Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha, consciente que esta modalidade rainha, não estava ser desenvolvida na Freguesia do Lumiar e atendendo a sua importância em captar jovens para a sua prática pôs em marcha a 10 de Outubro de 2008 o projecto Escolas do Atletismo em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar. 

O projecto tem vindo a ser desenvolvido desde 29 de Outubro de 2008 na Pista Moniz Pereira, temos a certeza que estamos a contribuir para o desenvolvimento físico e crescimento cívico das crianças do Bairro e da Freguesia do Lumiar, ao falar da escola de Atletismo é falar de pessoas dedicadas e empenhadas é falar do Sr. José Costa grande impulsionador do núcleo de Atletismo da Associação de Moradores do BCV Lumiar

Paintball

 

 

foto-34fot-54foto-44

Associação tem promovido desde 2005, encontros de paintball, tentamos proporcionar aos participantes, jogar num ambiente natural e único, são momentos de grande adrenalina a onde o stress é libertado, jogar paintball é simplesmente um espectáculo!

 

 

Snooker

 imagem-140

imagem-163Associação tem promovido desde 2005, torneios de Snooker, os torneios realizam-se na sede da Associação, aproveitando a mais valia da mesa, isto porque a mesma faz parte do património da Associação, normalmente damos a oportunidade aos sócios a possibilidade de organizar os torneios.

 

Chinquilho

240920060242409200603924092006018

 

Desporto tradicional, muito praticado na nossa zona geográfica, muitos são aqueles que se juntam apenas para partilhar algumas horas e deitar o pino a baixo Já alguém disse: “O chinquilho é só para pessoas simples, é para todos os humildes, os que não têm medo de acertar ou não acertar no pino”. O chinquilho une as pessoas com força de braço, A Associação desde 2005 que promove torneios de malha e são muitos os praticantes, começa de manhã e só termina ao final da tarde com a entrega de prémios, com intervalo para almoço.

 

Dominó

 imagem-342

O jogo aparentemente surgiu na China e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.c a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face rectangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por um número de pontos de 1 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.

A Associação desde 2005 tem promovido torneios de dominó, requer alguma concentração e estratégia. Muitos são os sócios que na sede da AMBCVL pratica diariamente este jogo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: