Memória de um bairro de Lisboa – Equipamentos

Sendo o Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar uma pequena povoação operária, não será de admirar que os seus edifícios e restante equipamento urbano não merecem um especial destaque. No entanto, graças aos inúmeros equipamentos sociais que veremos de seguida, o conjunto reúne condições para ser olhado como equilibrado onde a qualidade de vida foi em tempos melhor.

No que respeita à tipologia da habitação pode-se dizer que existem basicamente dois tipos: casas de tipo operário e edifícios de 4 pisos de altura.

Junto ao perímetro do Bairro encontram-se vários equipamentos relacionados com a arquitectura industrial e, nomeadamente, armazéns e fábricas que deram emprego a muitos dos moradores do Bairro.

Com muitos equipamentos assistênciais como são o Centro de Saúde, a Creche e Jardim Infantil e o Centro Social para um território de 6 hectares, é de sublinhar a concentração deste tipo de instituições que davam à população uma sensação de segurança no que respeita à saúde e ao apoio social.

Relativamente aos equipamentos comerciais, o Bairro foi criando os seus cafés, lojas e outras pequenas actividades comercias que se iriam instalar com o decorrer do tempo.

No que respeita a equipamentos culturais é de destacar o Salão de Festas, espaço polivalente, que chegou a funcionar como teatro, cinema, clube de recreio e clube desportivo.

Em termos desportivos para além deste Salão de Festas, não existiam espaços devidamente organizados e concebidos para o efeito. As actividades desportivas e nomeadamente a prática do futebol, era feita em espaços baldios dentro do Bairro e junto à sua fronteira.

O único equipamento escolar existente resume-se à Escola Primária nº 91.

Para além deste tipo de equipamentos, existiram outros equipamentos urbanos que caracterizavam o espaço público do Bairro. Assim, existiu uma meia dúzia de chafarizes públicos que forneciam a água à população, pequeno canteiros ajardinados, os postes de iluminação pública, etc.

De todos estes equipamentos, Contudo é de destacar o espaço da actual colectividade que em tempos também albergou uma biblioteca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: