RECORDAR É VIVER – 1976 Escola EB 91

Em 1976, com 6 anos, dou os meus primeiros passos no ensino obrigatório na Escola Primaria n.º 91, situada no Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar.

O Bairro da Musgueira Sul, tinha um equipamento escolar, mas devido ao facto da proximidade da casa das “Tias”, foi um factor determinante, para levar os meus pais a efectuarem a minha inscrição na escola no Bairro da Cruz Vermelha.

Aí fui recebido pela professora D. Manuela, a mesma acompanhou-me durante 4 anos, foi minha professora da 1ª a 4ª Classe.

As instalações eram compostas por 16 salas de aulas (cada uma com capacidade para quarenta alunos) que constituíam o centro de um complexo servido por recreios cobertos e descobertos, ginásio, refeitório e cozinha, sala de reunião para professores e restante instalações indispensáveis numa escola.

As instalações eram cómodas e aquecidas.

A Professora D. Manuela era uma senhora dedicada para além de leccionar o programa estabelecido, pelo Ministério da Educação, contribuindo assim para o desenvolvimento global de cada criança, pretendia também ir ao encontro das necessidades afectivas de cada uma, integrar, sociabilizar e preparar as crianças não só para o meio em que viviam, como também para níveis sociais diferentes.

Esta escola, até 1980, ano em que terminei o ensino primário, proporcionava a cada criança um ambiente rico e equilibrado em valores sociais morais e afectivos, para que as crianças pudessem superar as deficiências de educação que o próprio meio em que viviam lhes oferecia.

João Carlos Antunes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: