A Mata encanta madeireiros na Quinta das Conchas no Lumiar

Com uma área total de 24,6 hectares, (a das Conchas e a dos Lilases) as duas quintas quinhentistas é a terceira maior mancha verde da capital, a seguir ao Parque Florestal de Monsanto e ao Parque da Bela Vista.

A comunidade local olha sempre com alguma desconfiança, quando se verifica  a existência de abate de árvores na Quinta das Conchas, tendo em conta o passado recente, bem viva ainda na memória daqueles que se insurgiram contra os “bullying” que esta mata sofreu, motivando por várias vezes a participação da comunidade na sua defesa, obrigando por vezes a resolução de diversos conflitos que envolveram manifestações.

  • 2002, funcionários da SGAL empresa responsável pela construção do Alto do Lumiar, assumiram o derrube de várias arvores centenárias, não só destruíram árvores, como um muro do parque numa extensão de 60 metros, com o objectivo de ganhar espaço para construir uma via de acesso ao estacionamento do novo condomínio privado.
  • 2007, com a construção do colégio S. Tomás, a Quinta das Conchas foi alvo de corte de mais de 10 metros situação que nunca ficou bem clarificada para alguns moradores.

A Quinta das Conchas tem uma zona que é ensombrada por frondosas árvores, denominada por mata, é serpenteada por uma estrutura de caminhos que nos convidam a deambular ao longo do espaço. O elenco vegetal é composto por um conjunto variado de espécies nos transmite uma sensação ainda de um estado “selvagem”.

Ficava a sugestão à CML – Divisão de Matas, informar a população que os abates vão acontecer e o porque destes abates.

 Artigo de João Carlos Antunes

2 respostas a A Mata encanta madeireiros na Quinta das Conchas no Lumiar

  1. Parabéns pelo post! Concordo contigo, o mínimo é avisar e explicar as razões.

  2. Aníbal Sevela diz:

    Por mim cortava o arvoredo todo e vendia a madeira ao Khadafi. Sempre ajudava a minorar o défice. Além disso, podiamos fazer um campo de golf. Sempre trazia uns beefs para ajudar a economia local.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: