SOS Lumiar 4

Arrumadores de carros no Centro da Freguesia do Lumiar – figura que se move entre a exclusão social e a criminalidade -” Territórios dos psicotrópicos”.

No centro do Lumiar em Lisboa, zona de grande afluência automobilista, registamos a presença de vários Jovens “agarrados” no espaço público, a desenvolver a actividade que foi baptizada por “arrumadores. “ Levantando a mão e indicado a disponibilidade de um lugar, lançam sempre a oportunidade para angariar algum dinheiro que necessitam para os seus consumos.

A figura do arrumador, no que concerne a segurança, representa na nossa opinião, um risco menor, para a nossa integridade física, mas não deixa de haver por vezes alguma constatação pelo facto de não ser feita a entrega da moeda, ou eventual represália na viatura.

A figura do arrumador, apareceu na nossa freguesia a partir dos anos 90, desde de então pouco ou nada foi feito para que esta realidade não  deixasse de ser um cartaz de visita, ligada ao centro do Lumiar, bem sabemos que à quem diga que este fenómeno estará ligada as grandes alterações na estrutura da sociedade, como alterações no mundo do trabalho, aumento do desemprego, aumento de indivíduos desintegrados, que depois se traduz em insegurança Urbana e num aumento de economias paralelas.

Este nosso discurso da insegurança / segurança deve ser encarado e compreendido no seu todo e na nossa opinião, devem ser tomadas medidas politicas e sociais necessárias e suficientes fortes, para combater este fenómeno, mas para evitar tomadas de medidas sociais mais repressivas para alguns, que não necessariamente para os responsáveis por este fenómeno, que seja feita uma abordagem que inclua os receosos e os temidos.

Este fenómeno deve ser também encarado, como um barómetro, para medir o território dos psicotrópicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: