Marchas Populares de Lisboa 2010

Milhares de Lisboetas rumaram à Av. da Liberdade, para verem as 22 marchas a desfilar pela madrugada dentro, mas que grande manifestação popular, a esta festa lisboeta, contou com o regresso das Marchas de Penha de França e de Benfica.

Sob o mote das comemorações do centenário da República, cada marcha puxa pela imaginação e originalidade, demonstrando a todos o brilho e o trabalho de um ano enquanto desce a Avenida.

Embora na nossa opinião o tema devia ser livre, dando as colectividades a liberdade de escolha, coloca-las à prova, possivelmente havida uma outra dinâmica.

Sobre a Marcha do Lumiar, somos muito suspeitos de falar sobre a marcha da nossa freguesia, mas como somos uma instituição credível, falamos de uma forma isenta, Parabéns meus amigos e amigas, parabéns Academia Musical 1 de Junho 1893, parabéns pelo vosso trabalho, pelo vosso empenho, existe uma classificação ditada pelo Júri e outra classificação dos populares e nessa podemos afirmar que a marcha do Lumiar conquistou muitos corações e não era 171 pontos que mereciam.

Sabemos que a luta é renhida e existe sempre no final quem fica feliz e outros que ficaram próximo da vitória insatisfeitos.

 Infelizmente, fica sempre todos os anos algumas dúvidas no ar, este ano pergunta-se será que Alfama foi a justa vencedora?

 Alfama por ser umas das mais antigas, com mais tradição e experiencia no desfile, dá-lhe este background que eleva a suas probabilidade de vitória ou continuam os complots e os bairros com menos tradição nestas coisas são sempre prejudicados.

O Júri das Marchas Populares 2010 é composto por Pedro Santos Franco (Presidente do Júri), Rui Lopes Graça (Apreciação de Coreografia), José M. Castanheira (Apreciação de Cenografia), Dino Alves (Apreciação do Figurino), Manuel Frias Martins (Apreciação de Letra), Délio Gonçalves (Apreciação da Música), João Ricardo Pinto e Heitor Baptista Pato (Apreciação Global) e Rita Oliveira (Representante da EGEAC, E.E.M.).

 Da parte da AMBCV Lumiar, damos os parabéns a Alfama pela vitória ditada pelo Júri, registamos e valorizamos a entrega de todos os marchantes que por amor ao seu bairro, todos os anos descem a Av. da Liberdade e nesse campo todos estão de parabéns e todos são vencedores.

O LUMIAR É LINDO!

2 respostas a Marchas Populares de Lisboa 2010

  1. Irene Pinto diz:

    Sim o Lumiar é lindo!! MAs é com muita pena minha que não vou ver o Lumiar a Desfilar no ano que vem. Não por todos mas por alguns dos marchantes que teimam em ficar desde o inicio e lutam todos os anos pelas cores da sua Marcha, tanto no Pavilhão Atltantico como na Avenida da Liberdade. Porque sair muitas vezes directos dos trabalhos e ir aos ensaios todos os dias durante dois ou três meses não é facíl. Mas nos ultimos dois anos esta marcha tem deixado de fora pessoas que sempre deram o seu sangue e suor por ela de uma forma muito pouco digna, trantando alguns dos peoneiros da Marcha do Lumiar como panos do chão velhos. No entanto nenhum destes peoneiros deixamos de estar muito tristes com a não entrada do Lumiar para o ano nesta grandiosa festa que são as Marchas Populares.
    VIVAM OS MARCHANTES que estes sim, merecem todo o respeito!!!

  2. ana diz:

    Se Alfama foi a justa vencedora? Penso que não será necessário sequer responder a tal questão que por ironia é colocada todos os anos! Alfama quando entra, entra com garra, com força e com espirito de vencedores! é sem dúvida o justo Vencedor!
    Ao Lumiar… quero apesar de tudo dar os parabéns, contudo, penso que poderiam ter tido um pouco mais de cuidado quanto ao vestuário e marcações… Foi, (e sem dúvida, para ninguém) a cópia da marcha de Alfama!
    De qualquer das formas, pretendo dar os parabens aos vossos marchantes porque esses sim, são merecedores por terem lutado pela sua marcha!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: