Este ano vamos ganhar !

Lisboa e Portugal estarão representados nas cores da marcha do Lumiar: “Vermelho, verde, dourado, branco e preto” vão percorrer a Avenida da Liberdade no dia do desfile. “O branco e o preto representam a cidade de Lisboa e as outras cores, a bandeira nacional”, diz o ensaiador, Bruno Barros.

Pela primeira vez como ensaiador do Lumiar, tendo já sido dois anos no grupo da Mouraria, acredita nos seus marchantes. “São bastante acessíveis, educados e empenhados”, disse, orgulhoso, durante uma pausa para descanso. “Temos muitos jovens, logo, é mais fácil ensaiar. Os jovens aceitam as ordens mais facilmente”, acrescentou.

Nem todos os que se dedicam à marcha vão dançar. Nuno Lima, 32 anos, lamenta não ter jeito para marchar. “Faço de tudo um pouco. Sou apaixonado pela marcha de Lumiar e sou sempre o primeiro a chegar, mas não tenho jeito para marchar”, confessa. Mas não é por isso que fica de fora: é o braço-direito do ensaiador.

Nesta fase, o grupo está já a “acertar passos”, diz a coordenadora, Carla Botão, marchante há oito anos, lamentando não terem o pavilhão disponível para ensaiar todos os dias.

O gosto pela marcha não é só para adultos. Há crianças que todos os dias estão presentes nos ensaios e imitam os mais velhos, estando já preparados quando chegar a idade (mais ou menos aos 15 anos, dependendo da estatura) para poderem participar. Rute Horta, 28 anos, marchante há quatro, leva os filhos todos os dias. “O meu filho já foi mascote e a minha filha já está bem preparada para entrar, mas só tem 12 anos”, lamenta.

O ensaio termina com a satisfação de todos e, apesar do cansaço, uma voz ouve -se bem alto: “Este ano vamos ganhar.”

Por Filipa Fragoso – DN Portugal

Nota: Alguns dos marchantes são residentes no Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar.

Parabéns à Academia Musical 1º de Junho de 1893, pelos seus 117 anos de existência e por ter agarrado este projecto das Marchas Populares, que em muito tem contribuído para dignificar a nossa freguesia, na cidade de Lisboa.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: