Entrega de prémios “Nunes Correa Verdades de Faria”

Foi com alguma emoção, que a AMBCV Lumiar recebeu hoje dia 19 de Maio a Menção Honrosa referente a candidatura ao prémio “Nunes Correa Verdades de Faria”, a cerimonia da entrega, realizou-se na Residência Faria Monteiro, sita na Praça de Diu, nº3 em Lisboa (ao Restelo), pelas 18:00 horas.

Estes Prémios, anuais, são geridos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e destinam-se a recompensar os indivíduos, de qualquer nacionalidade, que, em Portugal, mais tenham contribuído pelo seu esforço, trabalho ou estudos, para cada uma das seguintes áreas:

  • Cuidados e carinho dispensados aos idosos desprotegidos
  • Progresso da medicina na sua aplicação às pessoas idosas
  • Progresso no tratamento das doenças do coração.

A Associação de Moradores ouviu do Sr. Padre Vítor Milícias a suas palavras de carinho, referente ao esforço desenvolvido pela AMBCV Lumiar ao longo dos tempos de uma actuação sempre direccionada para a concretização do bem-estar da comunidade residente, até ao mais recente projecto “AMBCV LUMIAR em Movimento” que tem como referencia o Envelhecimento Activo, um dos princípios estratégicos para a nova Perspectiva de Desenvolvimento Social. Por este facto o Júri constituído por personalidades de reconhecido mérito no âmbito da segurança social e da saúde. Decidiu, por unanimidade, atribuir à Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar uma Menção Honrosa, na área a) CUIDADO E CARINHO DISPENSADOS AOS IDOSO DESPROTEGIDOS.

Após a entrega dos prémios, deu-se lugar a um beberete no jardim da residência Faria Monteiro, também ela gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que actualmente tem com objecto de albergar personalidades idosas ligadas a cultura e a arte, que necessitam de apoio da St.ª Casa.

Meus amigos (as) vai-se lá saber porque, mas possivelmente obra do acaso, encontramos neste espaço duas personalidades ligas ao nosso bairro.

 É actualmente residente na Residência Faria Monteiro, fomos encontra-la a partilhar uma mesa no jardim, com outros idosos – Maria Keill com 95 anos, foi espectacular encontrar esta Senhora que dá nome a nossa Biblioteca do bairro.

Outro encontro que ninguém esperava ter, um encontro no meio de tantos convidados, uma Senhora que consideramos embaixadora do nosso bairro, nada mais, nada menos que uma das seis Marias, que fez parte do núcleo de mulheres, lideradas por Maria Margarida, ligadas à Direcção da Secção Auxiliar Feminina Cruz Vermelha Portuguesa, o qual se deve  grande parte do mérito de todo o resultado obtido na Origem do nosso Bairro.

Maria Teresa com 85 anos.

Foi Maravilhoso não só pela afirmação da nossa associação de base local, constituídas e geridas por moradores. Mas também pelo reconhecimento dum bom exemplo desta vontade de querer, querer para AMBCV Lumiar é poder!

Tivemos ainda oportunidade de agradecer publicamente, o apoio dado pela CML e pela GEBALIS, desde a primeira hora à nossa Associação referente ao Projecto a “AMBCV Lumiar em Movimento”, sem eles não seria possível desenvolver este projecto, agora reconhecido.

Uma resposta a Entrega de prémios “Nunes Correa Verdades de Faria”

  1. Grande Associação!
    É bom ver o trabalho da “AMBCV LUMIAR em Movimento” ser reconhecido. Parabéns a Associação e em particular à Carla Pousinho pela trabalho que tem feito no Espaço Sénior

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: