Bairro em Festa

Hoje dia 15 de Maio de 2010, foi o culminar de duas semanas intensas de trabalho de preparação, para poder-mos fechar hoje com chave de Ouro, as comemorações do 16º aniversário da AMBCV Lumiar.

Contamos com as presenças de várias personalidades que foram convidadas, a saber:

Sr.ª Vereadora Helena Roseta; Deputada da Assembleia Municipal do Partido Comunista Rita Magrinho; Deputado da Assembleia Municipal do Partido Ecologista Os Verdes Sobreda Antunes, Vogal da Junta de Freguesia do Lumiar Artur Botão, da Assembleia de Freguesia do Lumiar esteve presente um representante do partido socialista Sr.ª Patrocínia; contamos ainda com a presença da Dr. Joaquina Guerra em representação da Cruz Vermelha Portuguesa, em representação da Fundação Calouste Gulbenkian Sr. Celso Matias da Silva, Director adjunto dos serviços centrais da Fundação, CML / UPAL Sr.ª Directora Municipal Arq. Cristina Coelho, representantes da Gebalis Dr.ª Helena Saragoça e Dr.ª Ana Cacheira e naturalmente várias Instituições locais nossas parceiras, nomeadamente da K`Cidade, da ARAL, da AVVAL, da APEAL, FPCUB e muitos sócios a destacar dois sócios fundadores, Nuno Domingues e o Sr. Cecílio Lima.

Iniciamos as cerimónias com actuação com jovens do bairro do CAF – Centro de Artes e Formação que está sobre gestão da Junta de Freguesia do Lumiar, a onde demonstrarão os seus dotes para a dança Africana.

Excelente actuação, exemplos de valores que existem no bairro da Cruz Vermelha no Lumiar.

De seguida dois sócios fundadores tiveram a oportunidade de descerrar uma placa com a seguinte inscrição: Sala dos Fundadores da AMBCV Lumiar a onde consta 12 nomes de pessoas que fizeram parte do grupo inicial da constituição da Associação.

Inaugurada de seguida a nova sala de convívio para os sócios, foi convidado um sócio que se encontrava presente nessa altura, o Sr. Orlando tendo em consideração que são eles os utilizadores do espaço.

Devemos aqui referir que durante esta ultima semana, foi feita também a requalificação de uma outra sala de apoio aos sócios, utilizada para jogar snooker.

Esta requalificação foi feita em parceria com a Gebalis, que cedeu mão-de-obra para o efeito coube a Associação comprar todos os matérias necessários a execução da obra.

Passamos de seguida para o espaço designado, espaço sénior da AMBCV Lumiar, aí tivemos a oportunidade de ouvir o coro da academia musical 1 de Junho de 1893, excelente actuação deste grupo, que é composto por um elemento do bairro.

Tivemos a oportunidade de ouvir o actual presidente da AMBCV Lumiar, Sr. João Carlos Antunes, para uma explicação sobre o que tem feito e o que faz a AMBCV Lumiar.

Ouve lugar para a passagem de um filme sobre a origem do bairro e uma exposição de fotos do bairro que corresponde aos anos de 1963 a 1970.

Nesta cerimonia da comemoração dos 16 anos de existência da AMBCV Lumiar, pretendeu ainda esta Associação de Moradores prestar homenagem as entidades que tiveram um papel estruturante na origem do Bairro, a destacar é de reconhecer o trabalho das seguintes instituições:

  • Cruz Vermelha Portuguesa e em particular a sua Secção Auxiliar Feminina
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Jornal “Diário de Notícias”

Esta homenagem pretende mostrar ou lembrar à população local os aspectos mais positivos e gratificantes do trabalho realizado por estas quatro Instituições.

Ao Recuperar a História do Bairro ao «Plano Urbanístico do Alto do Lumiar», as suas memórias, o que tinham de bom e continuam a ter e as suas potencialidades. Nesta medida, visa promover a criação de laços comunitários e o sentimento de pertença a esta nova realidade urbanística da cidade de Lisboa.

Conhecer as raízes, as origens e a cultura do local é um bom ponto de partida para melhor se poder apreciar o subsequente crescimento, a inovação e o desenvolvimento económico e social emergentes no Alto do Lumiar.

Sr. Dr. Joaquina Guerra da CVP recebeu das mãos do Sr. Manuel Santos Vice- Presidente uma singela lembrança da AMBCV Lumiar, para assinalar este dia, de igual modo a Sr. Vereadora Helena Roseta em representação da CML recebeu da Tesoureira da Sr.ª Maria Arsénio e o representante da Fundação Calouste Gulbenkian Sr. Celso Matias recebeu das mãos do Sr. Joaquim Carrajola membro da Assembleia Geral da AMBCV Lumiar.

Para terminar teve lugar um beberete, e um churrasco .

Este foi o nosso ponta pé de partida, uma Direcção que tem um mês de tomada de posse, temos consciência que existe muito trabalho pela frente, mas pensamos estar num bom caminho.

Obrigado a todos aqueles que estiveram presentes e também aqueles que embora ausentes, tiveram com a AMBCV Lumiar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: