Reunião com a Junta de Freguesia do Lumiar

Ontem dia 07 de Maio de 2010, pelas 19:30 h, reuniu a pedido da Direcção da AMBCV Lumiar com o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Dr. Nuno Roque, com o Vogal do Desporto Sr. Artur Botão e a secretária Sr. ª Cláudia para a realização da acta de reunião.

Da parte da AMBCV Lumiar, para além das apresentações do novo corpo directivo, tinha como objectivo fazer o ponto, à Junta de Freguesia das actividades que esta Instituição de base local desenvolve e apresentação do plano de actividades a  desenvolver durante o ano 2010, com a Junta de Freguesia. 

DESPORTO

Foi manifestado à Junta de Freguesia do Lumiar, que a AMBCV Lumiar pretende continuar a desenvolver ao nível do Desporto, a Escola de Atletismo, continuar a promover a Prova Luzia Dias, actividades com provas de pesca desportiva, cicloturismo, entre outras actividades pontuais com o chiquinho, entre outros torneios.

A Junta de Freguesia do Lumiar, manifesta, que embora a Câmara Municipal de Lisboa para o presente ano, tenha retirado 1/3 da verba a J.F.L., a mesma vai manter o apoio que sempre tem dado, apenas com a ressalva no que concerne a prova de Cicloturismo, organizado pela AMBCV Lumiar, poderá não se justificar uma duplicação da actividade tendo em consideração que os pescadores da Musgueira Norte, já organiza uma prova integrada nas Festas da Freguesia.

ACÇÃO SOCIAL

No Âmbito do Trabalho Social, a AMBCV Lumiar, informou os presentes dos vários projectos em curso.

Projecto “Associação em Movimento”

1 Espaço de Convívio Sénior

  • Atelier Artesanato “Mãos de Fada”
  • Atendimento Social – existência de 1 Assistente Social para apoio e ajuda aos problemas sociais dos moradores
  • Apoio Social – Aconselhamento e encaminhamento de situações ligadas a problemas da habitação
  • Loja Sénior
  • Área da Saúde e Bem-Estar
  • Alfabetização de Adultos – 2 turmas (37 alunos); Professores do Ministério da Educação
  • Projecto “Memórias Convida”
  • Encontros Inter-Geracionais
  • Informática Sénior
  • Transporte de Idosos
  • Redes Comunitárias – Grupo Comunitário da Alta de Lisboa (GCAL), Rede Social, Grupo Inter-institucional de Apoio a Idosos (GIAI), Grupo de Trocas, Experiências, Acção e Movimento (TEAM)

Voluntários: 7

Estagiários: 1 da Licenciatura em Serviço Social da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e 1 do Curso de Serviços Pessoais e à Comunidade do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) 

2 Projecto «Bis»

  • Banco de Informação de Serviços (Trabalho Ocasional), é um projecto que pretende criar uma ponte entre prestadores de serviços, essencialmente residentes no Bairro, e pessoas que necessitam dos respectivos serviços.
  • Parceiros: ARAL, K’Cidade  

3 Projecto «Aprender a Aprender»

  • É um projecto que traduz-se no apoio extra-escolar dinamizado por voluntários a crianças e jovens da comunidade, com dificuldades a nível escolar.
  • Actualmente, apoio escolar ao nível da matemática

Toda esta informação foi previamente enviada a Junta de Freguesia do Lumiar.

No que concerne aos apoios nestas áreas a Junta de Freguesia deixou tudo em aberto, uma vez mais manifestando as dificuldades que ela também atravessa para manter o que já vinha apoiar.

Informamos a Junta que todo apoio é bem-vindo, para manter o nível do trabalho desenvolvido, tendo em consideração que dos 100% das necessidades financeira para desenvolver este projecto, apenas 75 % é financiado pela empresa Gebalis, e mesmo destes 75 % será necessário que a AMBCV Lumiar tenha dinheiro em caixa para poder adiantar, para mais tarde ser revertido o dinheiro.

Somos uma Associação acreditada, não tem fins lucrativos, inserida num contexto social, a onde a maioria da população e pobre, vive de fracos recursos ou dos rendimentos mínimos, torna-se muito difícil para a AMBCV Lumiar desenvolver projectos e promover mais capacidade de realização de trabalho se não houver os apoios necessários.  

A AMBCV Lumiar quer desde já agradecer o apoio manifestado pela Junta de freguesia do Lumiar, no âmbito desportivo, fazemos votos que no âmbito da Acção Social tendo em consideração as necessidades manifestadas no nosso território, o executivo pondere e mesmo que seja pouco esse apoio é sempre bem-vindo.

Termino da reunião pelas 21:00 horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: