AMBCV Lumiar parceira na Rede Social-Lisboa

REDE SocialA Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar é uma das respectivas instituições parceiras da Rede Social.

O que é a Rede Social?

 “A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão por parte das autarquias e de entidades públicas ou privadas com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. Pretende-se fomentar a formação de uma consciência colectiva dos problemas sociais e contribuir para a activação dos meios e agentes de resposta e para a optimização possível dos meios de acção nos locais.

O que se propõe é que em cada comunidade se criem novas formas de conjugação de esforços, se avance na definição de prioridades e que em suma se planeie de forma integrada e integradora o esforço colectivo através da constituição de um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas com intervenção nos mesmos territórios. Esta parceria baseia-se na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objectivos e na concertação das acções desenvolvidas pelos diferentes agentes locais. Programa Rede Social (3863.8k)

Trata-se de um Programa Co-financiado pelo Fundo Social Europeu – Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (Eixo 5 – Promoção do Desenvolvimento Social, Medida 5.1. – Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário, Tipologia de Projecto 5.1.1 – Rede Social para o Desenvolvimento, Acção Tipo 5.1.1.1 – Dinamização e Consolidação de Parcerias Locais) e o Estado Português – Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

A nível local


A Rede Social materializa-se a nível local através da criação das Comissões Sociais de Freguesia e/ou Inter-Freguesia (CSF/ CSIF) e dos Conselhos Locais de Acção Social (CLAS), constituindo plataformas de planeamento e coordenação da intervenção social, respectivamente, a nível de freguesia e concelhio.

“A 18 de Abril de 2006, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (actualmente ISS, I.P. – Centro Distrital de Lisboa) assinaram o Protocolo de Colaboração que visou instituir uma colaboração de carácter regular e permanente entre as três entidades para implementação da Rede Social de Lisboa.

A 18 de Abril de 2006, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa (actualmente ISS, I.P. – Centro Distrital de Lisboa) assinaram o Protocolo de Colaboração que visou instituir uma colaboração de carácter regular e permanente entre as três entidades para implementação da Rede Social de Lisboa.

A 11 de Dezembro de 2006 realizou-se o primeiro Plenário do Conselho Local de Acção Social de Lisboa, ficando constituída a Rede Social de Lisboa, com uma adesão de 111 entidades parceiras entre as quais Autarquia, Entidades ou Organismos do Sector Público, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Juntas de Freguesia, Organizaçãoes Não Governamentais (ONG´s) e outras Associações e Fundações que actuam no território de Lisboa.

Actualmente a Rede Social de Lisboa conta com 254 entidades parceiras com a seguinte  natureza jurídica:

  • 163 IPSS/Associações Equiparadas
  • 45 Juntas de Freguesia
  • 13 Organismos Públicos
  • 1 Empresa Unipessoal
  • 2 ONG
  • 1 Cooperativa de Responsabilidade Limitada
  • 1 Organização Católica
  • 26 Entidades Sem Fins Lucrativos
  • 2 Pessoa Colectiva Religiosa”

 O CLAS -Lx aprovou o Diagnóstico Social de Lisboa a 20 de Abril e a 4 de Maio de 2009 o Plano de Cidade para a Pessoa Sem Abrigo”.

 In Site Rede Social www.redesocial-lisboa.pt 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: