Manifesto de necessidades

Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar

 ManifestoÉ necessário urgência de medidas fortes. Fortes o bastante para contrariarem este actual modelo de bairro. Suficientemente fortes para introduzirem no bairro padrões de qualidade que abram caminho a um outro desenvolvimento urbano.

A fotografia dos principais problemas está feita; uma crescente dificuldade nas acessibilidades, contribuindo bastante para a guetização do bairro, falta de manutenção na iluminação Publica, ausência de espaços qualificados para jogos e lazer, Transportes Públicos afastados do bairro, melhorar a segurança rodoviária, concentração de movimentos relacionados com trafico e consumo de droga, contribuindo para o aumento de insegurança, reduzido n.º de agentes policias.

 Acessos

Não é preciso muitas palavras para explicar o problema dos acessos, está a vista de todos.

  • Defendemos a realização urgente de uma via entre a escola D. José I e os edifícios da rua Queirós Pereira, contrariamente ao que nos foi dito pela UPAL, que essa ideia foi posta de parte.
  • Defendemos a ligação Urgente ao Lumiar, pela via já consolidada, junto a Malha 14
  • Defendemos o fim do corredor da morte

 Segurança

 Um bairro completamente seguro. Esse lugar não existe e devemos, antes de mais reconhecê-lo. Dito isto, é verdade que nos dias de hoje a segurança e um dos factores importantes, As pessoas encontram-se menos, saem menos e isso aumenta a insegurança do bairro.

A Associação de Moradores vê a segurança como um todo, segurança rodoviária, segurança pública, Protecção Civil e nesta matéria a Associação tem desenvolvido um grande esforço, porque pensamos com uma intervenção decidida em matéria de prevenção de proximidade, civilizada, exigente e participativa, pode-se alcançar resultados importantes na diminuição dos medos que se abateu sobre alguns moradores.

Muitos dos sentimentos de medo resolvem-se dialogando e melhorando:

  • Iluminação Publica – existem ruas e pracetas ás escuras.
  • Defendendo o peão – falta de pintura das passadeiras do bairro.
  • Acções pedagógicas – envolvendo escola EB n.º 91. e nº 34
  • Policiamento de proximidade aumentar os efectivos da esquadra
  • Identificar e localizar a esquadra local – 41ª esquadra                         
  • Criação de brigadas civis de protecção civil em regime de voluntariado social  

Limpeza urbana

 Associação de Moradores sugere uma parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar e Gebalis, através de campanha junto dos moradores, incentivar:

  • Separação de Lixo – fornecer nessa campanha sacos diferentes para a separação do lixo (Cumprir as directivas Comunitárias)
  • Preocupação de saúde pública – Desenvolver um programa de controlo e profilaxia da população animal (Cães e gatos).
  • Distribuir Kitt de limpeza aos donos dos animais – aplicar rigorosas contra-ordenações e coimas aos donos dos animais que utilizam o espaço público como casa de banho, conspurcando a mesma, a fiscalização municipal, em especial a policia municipal deve exercer com rigor as suas competências.
  • Limpeza vegetação infestante – continua a existir zonas no bairro a onde esse trabalho não está concluído.
  • Lavagens de ruas e contentores

Espaços Verdes

 Associação defende maior equidade entre a área habitada e os espaços verdes:

  • Arborização – é necessário a plantação de mais arvores,
  • Canteiros – é necessário o seu melhoramento e respectiva manutenção, nomeadamente junto a Rua Pedro Queirós Pereira, junto a entrada do bairro pela Rua Maria José da Guia, rua Maria Carlota e envolvente dos edifícios da Rua Maria Margarida

Parque Infantil – Zonas de Lazer

É manifesto o esforço feito por parte da Gebalis na criação de parques infantis junto aos PER, s,

  • Devemos pensar nos Parques Infantis como espaços em que as crianças e os pais fazem descobertas em conjunto, respeitando as condições de segurança e não devem depois ser abandonado a si próprio.
  • Neste momento as crianças estão condenadas a encerrarem-se nos espaços protegidos da escola, da casa e pouco mais, é necessário a recuperação de espaço de lazer a título de ex: Campo de Jogos rua Maria José da Guia.
  • Melhorar, recuperar, colocar mobliario urbano em algumas zonas do bairro

Escolas

Escola EB nº 91, nº 34 e Escola Secundaria D. José I, devem deixar de ser simplesmente escolas:

  • Deve-se pensá-las como espaços de valências múltiplas para adultos e crianças, aproveitando os tempos mortos e os fins-de-semana, estas escolas devem abrir para desenvolver projectos culturais e desportivos.

Serviços 

É necessário a colocação de uma estação de Correios e um Quartel de bombeiros no Alto do Lumiar.

Transportes Públicos

 Defendemos a passagem de autocarros no bairro (Navette), existe uma população activa que todos os dias a partir das cinco horas da manhã têm que ir para o trabalho.

  • Carreira que faça o trajecto do bairro ao Campo Grande.

 A Associação de Moradores, está, como sempre esteve pronta  para trabalhar com C.M.L., com a Junta de Freguesia do Lumiar, com a GEBALIS para procurar as melhores soluções, e se as mesmas ultrapassarem a esfera da nossas competência, devem as mesmas solicitar a quem de direito para que se possam concretizar estas necessidades e as ansiedades desta população.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: