Obra a Obra o bairro pode melhorar III
Agosto 12, 2009Eliminar Barreiras físicas, promovendo acessibilidades
O Bairro da Cruz Vermelha continua com acessos difíceis e muito mal cuidados, é necessário abertura da ligação à rede viária já consolidada entre a Rua Maria Margarida em frente ao CAF em direcção ao centro do Lumiar; Já é hora desta população entrar e sair por uma porta grande.
Foto nº 1

Ano após ano e já lá vão muitos este tema é para a Associação de Moradores uma bandeira, já foram feitas moções na Assembleia de Freguesia do Lumiar aprovadas por unanimidade http://www.jf-lumiar.pt/assembleia22-06-2006.pdf, enviadas copias para a CML e para a Junta de Freguesia do Lumiar e nada.
Algumas pessoas apelidaram o Bairro e bem de “Astérix”, outras dizem que é um “Gueto”, ou “nunca imaginei que fosse assim… difere do resto” por isso, é necessário dar abertura ao Bairro, eliminando barreiras físicas criando e promovendo mais e melhores acessibilidades.
Foto nº 2

Importa saber se o presidente da Junta de Freguesia do Lumiar já diligenciou este assunto alguém, pois trata-se de uma obra muito importante e necessária a população da Freguesia do Lumiar.
Foto nº 3

Na Nossa opinião a UPAL – unidade de projectos do Alto do Lumiar tem uma palavra determinante sobre este assunto, perguntamos – será por sermos o parente pobre do Alto do Lumiar é que somos ignorados e mal tratados?

Legenda:
Ponto 1, 2 e 3 – referente aos locais das Fotos 1, 2 e 3
Nº 5 – Escola Basica 91
Nº 6 – Escola Secundaria D. José
nº 11 – Grupo Recreativo do Bairro da Cruz Vermelha
nº 12 – CAF – Centro de Artes e Formação
nº 13 – Creche da Stª Casa
Obra a Obra o bairro pode melhorar – II
Agosto 12, 2009Eliminando barreiras físicas, promovendo acessibilidades
Continua a ser um problema grave para muitos dos residentes do Bairro da Cruz Vermelha poder circular dentro do bairro, porque ainda encontramos barreiras físicas como esta.

Muitos são aqueles que utilizam este trilho para poder passar da rua Maria Carlota / Maria José da Guia para a Rua Maria Margarida ou vice-versa.
É necessário promover as acessibilidades neste ambiente já consolidado e eliminar, portanto, as barreiras naturais, projectando circulação vertical em forma de rampa ou escadaria.

Importa saber se o Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar já diligenciou este assunto alguém, pois trata-se de uma obra muito necessária a população da Freguesia do Lumiar.
Na nossa opinião a Upal – Unidade de projectos do Alto do Lumiar tem uma palavra determinante sobre este assunto, com um leque de arquitectos pagos para pensar em soluções para o Alto do Lumiar, pensamos que podem e devem pensar em soluções para eliminar estas e outras barreiras físicas que se encontram no bairro, promovendo assim as acessibilidades. Deixando de ser o bairro de Astérix
Obra a Obra o bairro pode melhorar I
Agosto 11, 2009Acesso aos Lotes 20 e 21 da Rua Pedro Queirós Pereira
Eliminar Barreiras Fisicas, Promovendo acessibilidades
O descontentamento dos munícipes dos lotes 20 e 21 em relação aos acessos dos referidos lotes continua.
Com a construção do Condominio da Torre e da rua Rua Helena Vaz da Silva , deixou inacessíveis ao trânsito automóvel os lotes 20 e 21 e os residentes passaram a viver numa rua “amputada” como num ilhéu a vários metros de altura.
Alguns melhoramentos entretanto foram feitos, a grande maioria idosos, já não são obrigadas a descer e subir uma escadaria precária, tantas vezes quantas as que necessitarem de sair à rua.Idalina Santos mora no prédio pendurado sobre o morro que então se criou, com vista para os prédios novos que dão fama ao Alto do Lumiar que as imobiliárias promovem. “Já viu o que é a velhice toda aqui? É o fim do mundo”, diz a septuagenária.
Vivem todos os dias com o “credo na boca”,
Importa saber se o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar já diligênciou este assunto alguem, pois trata-se duma obra muito necessária para a população da Freguesia Lumiar.
Na nossa opinião a UPAL – Unidade de Projectos do Alto Lumiar e a SGAL tem uma palavra determinante nesta situação, porque se a População hoje vive nestas condições existem responsáveis e esses são aqueles que cortam a rua para construir o Condomínio da Torre os outros são aqueles que fiscalizaram.
Sem alternativa de acessos aos lotes, ficam os residentes a olhar do alto do morro e sem grandes condições para regressar ou sair de casa, já para não falar de questões ligadas a segurança, incêndios, transporte de pessoas acamadas etc…
![DN Online Carmona petiscou, prometeu e no cumpriu 26-02-2007 15 06 28[1] DN Online Carmona petiscou, prometeu e no cumpriu 26-02-2007 15 06 28[1]](https://ambcvlumiar.files.wordpress.com/2009/08/dn-online-carmona-petiscou-prometeu-e-no-cumpriu-26-02-2007-15-06-2811.jpg?w=450)
Apopulação tem direito a uma resposta e já decorreu tempo suficiente desde do corte até a presente data.
Parque Oeste Fase III – Zé para quando a Conclusão?
Agosto 10, 2009


O Parque Oeste da autoria da arquitecta espanhola Isabel Aguirre é o maior parque urbano de raiz do projecto PUAL – Alto do Lumiar, sendo constituído por duas áreas distintas, uma mais vocacionada para o recreio informal, (FASE I) marcada por um grande lago central, que tem também uma função de controlo e amenização ambiental e outra de pendor mais desportivo, onde foi implantada uma pista de atletismo (FASEII) ambas já concluídas.
A Fase III do Parque Oeste, conclusão de obra atrasada em relação a data prevista Junho de 2009, mas devagar, devagarinho vamos possivelmente chegar ao final de Setembro e temos conclusão da última fase do projecto do parque?!.
Oh Zé, para quando a conclusão da fase III do Parque Oeste?
A Fase III tem a intenção em dar continuidade às fases já executadas. Neste sentido, os seus objectivos são:
-A construção de um grande lago com cerca de 17.500 m2 de superfície, em que os seus limites são resolvidos através de “praias” e muros de gabiões, permitindo que o lago encaminhe lentamente as águas acumuladas para a rede geral de esgotos pluviais.
– A resolução dos acessos de modo a facilitar a relação do Parque com a cidade, estendendo os trabalhos já realizados nas fases anteriores, intervindo nas ligações interiores do Parque e exteriores com a Avenida Eng. Nuno Abecassis e Malha 14
– Evidenciar os percursos que formam a estrutura do Parque através de uma série de percursos que se entrelaçam entre si, permitindo cruzar o Parque em todas as direcções.
– A execução de plantação de árvores ao longo dos percursos, criando sombra nos mesmos e nas zonas relvadas. Serão ainda plantados arbustos nos limites das zonas relvadas.
MALHA 6 – PUAL – abraça B.C.V. Lumiar
Agosto 9, 2009


Empreendimento “Casas do Parque”, situado na malha 6 do PUAL com o Parque Oeste, a seus pés, que terá 494 fogos, lentamente vai abraçando o Bairro da Cruz Vermelha no Lumiar.
Legenda:
Malha 6 – zona de construção –“casas do Parque”
Social – equipamentos previstos
Nº 4 – Creche e Pré – escolar ( por construir)
Nº 14 – Lar para 3ª idade ( por construir)
Nº 10 Centro de Dia
Nº 11 Grupo Recreativo do Bairro da Cruz Vermelha
Nº 12 Centro de acolhimento infantil do Bairro da Cruz Vermelha
Nº 13 ATL
Zoológico de Lisboa – A visitar nestas férias
Agosto 8, 2009





Fotos: João Carlos Beça
O Jardim Zoológico foi originalmente inaugurado em 1884 em São Sebastião da Pedreira, graças à ideia de José Thomaz Sousa Martins e Pedro Van der Laan e ao incentivo do Rei D. Fernando II. Só em 1905 é que o Jardim Zoológico de Lisboa se mudou para a sua actual localização na Quinta das Laranjeiras, tendo beneficiado do talento do arquitecto Raul Lino que desenhou vários espaços para alguns animais.
Quando visitares o ZOO, não penses que este espaço tem como objectivo apenas mostrar animais, o Jardim Zoológico de Lisboa tem como objectivos a conservação, preservação e reproduções de várias espécies algumas delas em perigo de extinção.
Actualmente com 125 anos existe várias atracções: Baía dos Golfinhos, Parque Arco-Íris, Teleférico, Reptilário, Quintinha, Alimentação de Leões-marinhos e de Pelicanos, Apresentação de Aves em Voo Livre – Bosque Encantado – e Répteis – Cobras e Lagartos – tudo num Bilhete Único.
Pela renovação que levaram a cabo e o modo como se adaptaram aos novos tempos, verificamos hoje que a instituição preocupa -se com o bem-estar dos animais, com a educação ambiental e com os ‘habitats adequados’, temos de reconhecer que foi realizada uma obra notável.
Devemos por isso acarinhare e apoiar o Jardim Zoológico de Lisboa; Nestas Férias não deixe de visitar o mais bonito da Europa.
Assalto ao BES – Lisboa
Agosto 7, 2009Faz hoje um ano que Portugal assistiu a um mediático assalto, a uma dependência de um banco em Lisboa, Campolide
Os funcionários, Ana Antunes e Vasco Mendes, viveram cerca de oito horas de pesadelo quando, na tarde de 7 de Agosto de 2008, dois homens entraram na dependência do BES de Campolide para assaltar o banco e fizeram deles reféns, tendo-os amarrado com braçadeiras de plástico e ameaçado com armas de fogo.
Wellington Nazaré, de 25 anos e Nilton Ferreira de Souza, que tinha 33 anos, ambos brasileiros, sequestraram e ameaçaram vários clientes e os funcionários do banco. Os clientes foram libertados ao fim de um tempo, mas os funcionários do banco ficaram reféns até à intervenção da polícia.
Um ano depois do assalto à dependência de Campolide do Banco Espírito Santo, os dois funcionários que durante horas ficaram sequestrados ainda recebem tratamento psicológico e um deles continua a trabalhar no mesmo local
A 6 de Julho de 2009, o juiz presidente do colectivo do tribunal da Boa Hora considerou Wellington Nazaré um dos assaltantes” extremamente elevada a ilicitude dos factos, bem como a intensidade do dolo e o elevado grau de culpa, não obstante este não ter antecedentes criminais”. Foi condenado a 11 anos de prisão.
High of Lisbon – new place to live in Lumiar
Agosto 6, 2009video: AmbassadorT
Ciclovias – Telheiras – Campo Grande – Alto do Lumiar
Agosto 5, 2009Video : veigapedro
Quando se fala em bicicletas na cidade, pensa-se quase automaticamente em ciclovias. Muitos de nós queixamos por haver pouquíssimas ciclovias nas cidade de Lisboa e desta forma deixa de haver por parte dos potenciais interessados a utilização deste meio de transporte.
Na Freguesia do Lumiar nasceu uma das primeira ciclovias, com um traçado que vem de Telheiras em direcção ao Campo Grande ou vice-versa, mas na nossa opinião esta Ciclovia pode e deve ter a sua expansão para o Alto do Lumiar.
Desta forma defendemos que a ciclovia Telheiras / Campo Grande passe pela AL. das Linhas de Torres, ligando o Parque das Conchas ao Parque Oeste com a futura ligação à ciclovia projectada para o Eixo Central da Alta de Lisboa, no âmbito do projecto de urbanização do Alto do Lumiar.
Estas ligações propostas não carecem de grande obra, apenas de colocação de sinalização vertical e horizontal e rebaixamento de alguns passeios.
Há decisões que não passam directamente por nós, mas as necessidades e ansiedades da População pode ajudar os governantes a decidir melhor.
Mãos a Obra!

Publicado por bcvlumiar