A origem da Associação de Moradores Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar

 

A Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar (AMBCVL) foi fundada no ano de 1994 (Diário da República Nº 146, III série de 27 de Junho de 1994) em resultado do esforço de um grupo de moradores residentes no bairro que dá nome a esta associação situada na freguesia do Lumiar.

A motivação destes moradores foi a de tentar que os problemas do seu bairro não caíssem no esquecimento dos autarcas e governantes da cidade e do país.

A totalidade dos fundadores residia na Rua Maria Margarida, lotes 3, 4 e 5, do bairro da Cruz Vermelha.

Dos fundadores só um era natural de Portugal, os restantes eram naturais de Cabo Verde.

A sede actual – a terceira desde 1994 – situa-se na Rua Maria Carlota, nº8, Loja A, junto à zona do bairro que acolheu várias centenas de habitantes oriundos de outras zonas de realojamento.

O objectivo estatutário da associação consiste em criar e melhorar as infra-estruturas de apoio directo à comunidade residente, nomeadamente, através de uma melhor iluminação pública, de uma eficaz segurança policial, da criação de recintos desportivos e zonas verdes, da resolução dos problemas relacionados com habitação, da promoção o aperfeiçoamento social, cultural, físico e cívico.

Um dos desafios, entretanto conquistado, foi a de ter uma sede definitiva para a associação.

Desde o seu início a associação de moradores teve o cuidado de informar regularmente os moradores do bairro das principais questões do seu interesse, quer por correio, quer organizando sessões de esclarecimento, quer apelando à sua participação em sessões públicas da Junta de Freguesia do Lumiar e da Câmara Municipal de Lisboa. Para além de informar, a associação de moradores preocupa-se em exercer uma forte pressão política, quer através da presença permanente nas reuniões públicas na Junta e Assembleia de Freguesia do Lumiar, quer através de reuniões com as várias vereações da Câmara Municipal de Lisboa, quer com os vários partidos políticos representados na Assembleia da República, quer ainda reunindo com outras associações de moradores.

Entre as actividades culturais, sociais e desportivas é de referir a organização de festas populares, passeios regulares a várias zonas do país, campanhas de sensibilização cívica, organização de um espaço para explicações escolares, organização de uma equipa de futebol, criação de um grupo de ciclismo, criação de um espaço de convívio para os associados, etc…

No que diz respeito à resolução dos problemas ligados à habitação existiu desde sempre por parte desta associação uma actuação especialmente empenhada, nomeadamente, na legalização de situações irregulares, transferências e desdobramentos de famílias de forma a viverem de forma condigna e legal em casas no bairro. Graças à actuação persistente desta associação foi possível incluir as mais de 200 famílias no programa PER (Programa Especial de Realojamento) que habitavam na zona histórica do bairro.

Um outro exemplo expressivo da actuação desta associação foi a luta contra o desaparecimento de um edifício histórico do bairro (situado ao lado da creche) que se encontrava em escombros, e cujo futuro estava bloqueado por divergências entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Lisboa, e após a intervenção conciliadora desta associação foi possível resolver o problema a favor do bairro, sendo hoje um Centro de Artes e Formação, gerido pela Junta de Freguesia do Lumiar.

Esta Associação pretende em síntese preparar o presente para construir e melhorar o futuro. Estamos certos que só com a intervenção participativa e reivindicativa dos moradores é que as suas expectativas e necessidades poderão ser alcançadas!

Uma resposta a A origem da Associação de Moradores Bairro da Cruz Vermelha do Lumiar

  1. PSLumiar diz:

    Parabéns à AMBCVL

    – pelo seu voluntarioso e meritório trabalho em prol da melhoria das condições de vida dos V. associados e outros moradores e vizinhos do Lumiar;

    – e também por chegar agora à blogosfera.

    Votos de muito sucesso na defesa e desenvolvimento dos objectivos e actividades da AMBCVL.
    Pelos vizinhos do blog PSLumiar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: