Chafariz

Um chafariz é um chafariz é assim que possivelmente muitos de nós olhamos para este, ainda para mais num estado de abandono, não me espanta que um dia destes seja demolido sem contemplações, apagado sem piedade das nossas memórias urbanas, sinais do implacável “progresso”.

Este chafariz, situa-se na Estrada da Torre, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, junto ao antigo Restaurante Castanheira de Moura, trata-se de um chafariz de coluna central por onde a água canalizada corria para o tanque redondo em cantaria, parece ser pedra de lióz ligada por ferro fundido, a coluna central torneada e coroada por uma bola.

Na minha opinião este chafariz é centenário e importa salvaguardar este património do Lumiar, não podemos deixar apagar a nossa memória urbana.

João Carlos Antunes

2 Responses to Chafariz

  1. ANIBAL SEVELA diz:

    Talvez, com estes apertos todos, venhamos a precisar de voltar a andar de burro e assim a necessidade forçar a acção, permitindo a recuperação do chafariz. Também dava um bom tanque para um empreendedor local desenvolver um negócio de aqua cultura.
    Os nossos poderes publicos perderam a vergonha. E quando se perde a vergonha…
    Cumps
    Anibal Sevela

  2. florinda cid diz:

    vivi a miha adolescecia numa moradia que ao fundo do nosso jardim já existia este chafariz nesse tempo eramos todos uma f amilia hainda me lembro de ir ao cinema ao castanheira de moura a velha taberna do guilherme

Deixe um comentário